Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Fevereiro - 2008
Titulo: BAIXA EM CARTEIRAS - Funcionários da FUB são convocados
Fonte: Folha de Boa Vista

BAIXA EM CARTEIRAS - Funcionários da FUB são convocados
Rebeca Lopes

Foto: Arquivo/Folha

São 200 servidores terceirizados pela Funasa que prestam
serviço na saúde indígena

Após quase cinco meses sem receber salários e depois de vários protestos, os funcionários do convênio entre Fundação Universidade de Brasília (Fub) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foram convocados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Área de Saúde (Funsaúde) para dar baixa na Carteira de Trabalho.

Os funcionários devem comparecer a partir de hoje, até o meio-dia de sábado, 23, no escritório da Fub, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1258, bairros dos Estados. Nos dias 21 e 22 o atendimento acontece no horário comercial. A convocação é resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), na última sexta-feira, 15.

Ao comparecer ao escritório, os mais de 200 servidores que prestavam serviço na área indígena por meio da Fub, que aderirem ao TAC, vão receber as guias de Comunicado de Dispensa e Seguro-Desemprego (CD-SD), com seus devidos encaminhamentos para receber o seguro e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A baixa na carteira vai deixar os profissionais livres para se candidatarem às vagas de trabalho da nova conveniada, a Secoya, que segundo informou a Funasa na reunião com os índios yanomami na terça-feira, ainda não teve o convênio assinado devido a uma ação do MPT, de Brasília, que proíbe a assinatura ou prorrogação desse tipo de contrato.

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Indígena (Senalba), Rondinele Rodrigues, disse que depois de cinco horas de negociação no dia 15, na sede da Procuradoria em Roraima, chegou-se ao acordo para poder liberar as carteiras dos funcionários e FGTS e talvez o seguro-desemprego.

Todos os funcionários que quiserem aderir ao acordo firmado entre sindicato e Funsaúde, intermediado pelo MPT, devem procurar o escritório da Fub, incluindo os procuradores daqueles que estão viajando por algum motivo.

Segundo Rodrigues, ficou combinado que a data da baixa será fixada em 15 de fevereiro, ou seja, o contrato de trabalho dos servidores será considerado até esta data. A empresa se comprometeu de até o dia 15 de abril depositar o dinheiro dos servidores. “Se passar dessa data, o Ministério Público do Trabalho vai executar a dívida com 10% em cima de cada rescisão”, disse Rodrigues. Os servidores vão receber os meses atrasados, que passa a contar a partir de outubro de 2007 até 15 de fevereiro deste ano. A rescisão inclui vencimentos, férias, a parcela do 13º salário e vale alimentação. (RL)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.