Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Fevereiro - 2008
Titulo: Yanomami acusam deputados de defender exploração em reserva
Fonte: Folha de Boa Vista

Yanomami acusam deputados de defender exploração em reserva
Da Redação

A organização Hutukara Associação Yanomami (HAY) acusa parlamentares da Comissão Especial de Mineração em Terra Indígena , da Câmara dos Deputados, de tentar persuadir os índios a aceitar a exploração mineral nas áreas de reserva.

Os parlamentares teriam defendido a causa durante visita, no último dia 14, às aldeia Xirimihwiki e Auari, em Roraima. A comitiva chegou sem que os índios fossem avisados. De acordo com a entidade que defende os Yanomami, só foi permitida a presença da associação depois de muita insistência.

O principal argumento dos defensores da regularização da exploração de minério em terras indígenas é de que os moradores das reservas passariam a receber um percentual do que fosse retirado da terra.

Segundo o presidente da Comissão de Mineração em Terra Indígena , deputado Édio Lopes (PMDB/RR), existem experiências bem-sucedidas em reservas do estado do Amazonas. Os índios cobram uma taxa dos caminhões carregados de minério que passam pelas terras demarcadas e chegam a lucrar R$ 120 mil por mês.

O deputado argumenta que a exploração em áreas de reserva está prevista na Constituição e que a intenção dos parlamentares é regulamentar essa atividade para beneficiar a economia do país e os indígenas.

Édio Lopes atribui a resistência dos povos indígenas em aceitar a exploração nas áreas de reserva à influência de organizações não-governamentais (ONGs). \"Quase todas as ONGs tentam confundir o garimpo com a mineração. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. São processos distintos. Processos que no Brasil mesmo temos a diferença dos resultados de um e de outro\", afirma.

O secretário do Conselho Distrital de Saúde dos Yanomami e dos Ye\'kuana, Raul Yacashi Rocha, que acompanhou a comitiva de parlamentares, diz que os indígenas estão mais preocupados com outras questões, como a preservação da cultura e da floresta, além da chegada de doenças. \"Nós estamos pensando na preservação ambiental e de nossos costumes. Eles devem também abrir estradas e isso deve nos prejudicar. Tem também a questão das doenças trazidas pelos brancos, revela.

O forte sentimento dos Yanomami contra a exploração mineral é resultado da maciça invasão garimpeira entre maio de 1986 e setembro de 1988. Segundo a HAY, eram cerca de 30 a 40 mil exploradores. Hoje, são pouco mais de mil. Com a chegada de doenças e a introdução de armas de fogo, morreram centenas de índios.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.