Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 28 - Abril - 2008
Titulo: Expedição às comunidades yanomami desassistidas na Venezuela
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 91

Untitled Document

Expedição às comunidades yanomami desassistidas na Venezuela

Uma expedição realizada pela Wataniba – Associación para el Desarollo Humano Multiétnico de la Amazonia , organização que trabalha pela defesa dos direitos indígenas na Venezuela, em parceria com o Distrito Sanitário Alto Orinoco do governo venezuelano marcou o retorno do atendimento de saúde a comunidades yanomami que há doze anos não recebiam qualquer tipo de assistência na Venezuela. As últimas visitas recebidas pelas cerca de 230 pessoas das quatro comunidades do setor Maiyo theri (Suwë Roopë theri, Maiyo theri, Awakau theri e Pooshi theri) foram em 1996, após uma violenta epidemia que as atacou. Entre os objetivos da viagem estavam a atualização dos censos populacionais, elaboração de um diagnóstico inicial de saúde e georeferenciamento das comunidades, além da apresentação de uma proposta de acompanhamento pedagógico às escolas yanomami de um outro setor, Koyowë.

Este setor já havia sido visitado anteriormente (em novembro de 2007) por uma equipe da Wataniba para coletar dados e discutir com os Yanomami as possibilidades de trabalhos de apoio à saúde e educação após a saída dos missionários protestantes da Missão Novas Tribos (MNT) no final de 2005, até então responsável pelo atendimento médico. As ações realizadas na região estão centradas na formação de professores e gestores territoriais indígenas, valorizando mais uma relação de parceria do que um incentivo a relações passivas de espera de ações do Estado venezuelano. Em agosto de 2007 os professores yanomami, que atuam em três escolas das cinco comunidades da região (Koyowë, Matowë, Tëpëshiwë, Shiauka e Waharafitha), passaram por um primeiro curso de formação, com o apoio da CCPY e da HAY ( ver Boletim Yanomami 89 ).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.