Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 2 - Julho - 2008
Titulo: Conselho yanomami prepara debate sobre assistência à saúde
Fonte: Folha de Boa Vista

Conselho yanomami prepara debate sobre assistência à saúde
Da Redação

Uma reunião preparatória na discussão dos serviços prestados aos índios yanomami contará com os 23 conselheiros das regiões atendidas pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde), na sede da Hutukara Associação de Defesa e Apoio ao Yanomami.

A discussão inicia hoje e deve seguir até amanhã, véspera da reunião anual do Conselho Indígena Yanomami, que será realizado no período de 28 de junho a 1º de julho, no auditório da Funasa. Segundo o secretário da Hutukara, Emílio Sisipino Yanomami, esse encontro antecipado com os conselheiros indígenas será importante para traçar os principais temas da reunião.

“Iremos discutir o atendimento prestado pela Funasa aos índios yanomami, assim como as dificuldades na prestação do serviço, pois falta do remédio básico, como o Dipirona, ao equipamento. A estrutura dos pólos-base está se deteriorando com o tempo. A falta de estrutura para nos atender está espalhando doenças, como malária, pneumonia, tuberculose, DST e até câncer”, ressaltou.

Para Emílio, essa reunião preparatória dará tempo para que os conselheiros tenham conhecimento dos problemas de cada área e assim discutirem as reais dificuldades na prestação do serviço de saúde. Ele lembrou que os profissionais que atendem a área têm iniciativa e vontade de prestar um bom serviço, porém a falta de estrutura compromete o serviço dos médios, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Além dos problemas na prestação de serviço, os conselheiros devem debater a portaria de nº 2.656, de 17 de outubro de 2007, em que o Ministério da Saúde pretende passar aos municípios de Amajari, Alto Alegre, Iracema, Caracaraí e Mucajaí os recursos para atenderem os yanomami.

A portaria destaca que o conselho deve aprovar a responsabilidade na prestação da atenção à saúde e regulamentação dos incentivos de atenção básica e especializada aos povos indígenas.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.