Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 29 - Agosto - 2008
Titulo: Comitê Yanomami promove oficinas de trabalho
Fonte: Folha de Boa Vista

Pro Yanomami

Comitê Yanomami promove oficinas de trabalho
Da Redação

O comitê Yanomami reúne os servidores dos setores ligados ao Distrito Sanitário Especial Yanomami (Dsei Y) para definir, através de oficinas de trabalho setoriais, as propostas que serão levadas para a reunião do Comitê a ser realizada no dia 5 de setembro.

As reuniões setoriais iniciam na tarde desta quinta-feira, dia 28, e prossegue por todo o dia da sexta, dia 29, e são comandadas pelos facilitadores que foram capacitados pela Coordenação em curso realizado na tarde de quarta-feira.

Ao todo foram capacitados seis servidores da Core, da Casai e da CCPY, no Curso de Facilitadores, para promoverem as oficinas que levantarão as propostas para a reunião do Comitê Yanomami.

As reuniões setoriais acontecem em seis locais da Core, sendo na sala do Controle Social a reunião com servidores do Controle Social e da Capacitação e que terá Lídia Montanha (CCPY) como facilitadora.

No auditório se reúnem os participantes da Coordenação Técnica e Epidemiologia com o facilitador Helder Almeida (Asplan). Na sala do Dsei Y, o facilitador Carlos Fernandes, reúne servidores do Dsei Y, Casai e Serviço Social. Na sala da Ascom, o pessoal da Entomologia e do Laboratório se reúne com o facilitador João Teixeira.

Os servidores da Administração e da Farmácia se reúnem na sala da Farmácia com a facilitadora Alexandra Moura e, os servidores do setor de Operações e Almoxarifado terão a coordenação da facilitadora Elaine Florêncio na Casa de Apoio da Secoya. Ao todo serão 61 servidores envolvidos diretamente na elaboração do diagnóstico.

“Com as oficinas de trabalho poderemos ter um diagnóstico mais preciso da realidade de cada setor e estes serão levados para a reunião do dia 5 de setembro para serem filtrados e traçarmos o plano de metas para cada setor dentro do plano de implantação do novo modelo de gestão desta Core”, explicou o coordenador Marcelo Lopes.

Ele lembrou que o Comitê Yanomami foi criado através da Portaria 154 de 25 de julho de 2008 e tem o objetivo de elaborar o diagnóstico situacional; fazer o modelo de gestão; plano de atendimento as reivindicações apresentadas no Conselho Distrital e implantação do novo modelo de gestão.

“Estabelecemos o prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos”, disse o coordenador.

Também na Portaria foram designados os membros efetivos e suplentes da Comissão que é formada por servidores da Coordenação Regional de Roraima da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), das conveniadas que prestam assistência a saúde indígena Yanomami (Diocese, Secoya e IBDS) e das associações de proteção aos índios Hutukara e Ayrca.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.