Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 24 - Setembro - 2008
Titulo: Uma luz no fim do túnel
Tema:
Fonte: Hutukara

Comunicado CCPY URGENTE 14/03/2008
COMISSÃO PRÓ-YANOMAMI - CCPY
Rua Pres. Costa e Silva, 116
Boa Vista – Roraima - CEP 69306-030
tel: (095) 3224 70 68 - fax: (095) 3224 34 41
e-mail: proyanomamibv@proyanomami.org.br
web: www.proyanomami.org.br


Uma luz no fim do túnel

Boa Vista, 17 de Setembro de 2008

Amig@s da saúde indígena,

É de conhecimento geral o estado de falência do modelo de gestão da saúde indígena e as graves conseqüências para os povos indígenas de todo o país. Após 4 anos sofrendo com o caos no seu sistema de saúde, a Hutukara Associação Yanomami preparou um manifesto expondo o problema e com importantes propostas de mudanças na gestão da saúde indígena, que, acreditamos, estão de acordo com a vontade de todo o movimento indígena. Com base nesse documento, a Hutukara pediu uma audiência com o Ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão, que foi concedida no dia 20/08/2008 (Leia em anexo o manifesto da Hutukara).

Na reunião, o Ministro da Saúde informou que está em fase de finalização o decreto presidencial que transformará os DSEIs em unidades gestoras. Informou também que já há decisão para a criação de uma carreira específica para profissionais de saúde indígena e que será realizado, em 2009, um concurso público para a contratação de pessoal para os DSEIs, já dentro de condições trabalhistas adequadas. Sobre a transferência da gestão da saúde indígena, da FUNASA para uma secretaria do Ministério da Saúde (MS), importante reivindicação do movimento indígena apresentada em vários fóruns, o Ministro falou que o assunto está no momento em discussão no executivo e que tem uma grande chance de ser concretizada. Disse ainda que, no caso de haver a mudança, a saúde indígena estaria bem colocada na Secretaria de Atenção Básica à Saúde que está sendo criada agora dentro do ministério. Apesar do Ministro ter demonstrado estar empenhado na transferência da gestão da saúde indígena para o MS, acreditamos que poderá haver uma forte resistência da FUNASA e de outros setores do governo, colocando em risco essa mudança.

Diante deste cenário, faz-se necessário fortalecer a mobilização política do movimento indígena e indigenista, com suas organizações de apoio, para que os avanços significativos e necessários apontados acima sejam alcançados.

Esperamos que a reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) que tem início amanhã (18/09) e da qual participarão o Presidente da República e o Ministro da Saúde seja também sinalizadora destas mudanças para que, num futuro próximo, a saúde indígena possa sair do caos sanitário em que se encontra.

____________________________
Cláudio Esteves de Oliveira
CCPY/URIHI


____________________________
Marcos Wesley de Oliveira
Presidente da CCPY



Clique aqui para ler a carta Hutukara


COMISSÃO PRÓ-YANOMAMI - CCPY
Rua Pres. Costa e Silva, 116
Boa Vista – Roraima - CEP 69306-030
tel: (095) 3224 70 68 - fax: (095) 3224 34 41
e-mail: proyanomamibv@proyanomami.org.br
web: www.proyanomami.org.br

 

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.