Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Dezembro - 2008
Titulo: Amazônia vira tema de ópera
Fonte: brpress - yahoo notícias

Untitled Document

Amazônia vira tema de ópera

Qui, 04 Dez, 01h27

(São Paulo, BR Press) - A floresta amazônica não é apenas tema de assuntos ligados ao meio ambiente em tempos de aquecimento global. A música também faz uma homenagem a esse patrimônio da humanidade através da ópera multimídia, que mescla música, teatro, tecnologia e ciência. Chamada de terceiro experimento, a Ópera Amazônia será apresentada gratuitamente nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/12), no Sesc Avenida Paulista, às 21h e às 17h, respectivamente.

Com pesquisa e tecnologia de ponta, o projeto busca parceria com índios Yanomamis que vivem na Amazônia. O objetivo é fundamentar o diálogo entre a tecnologia contemporânea e o universo xamânico. Este terceiro experimento apresenta o atual estágio de criação e fará parte da XII Bienal de Munique, com estréia prevista para 2010. Os dois primeiros experimentos foram realizados na cidade alemã em 2007 e em maio deste ano.

Músicos, antropólogos e xamãs

O grupo da Ópera Amazônia é formado pelos compositores Klaus Schedl (Munique) e Tato Taborda (Rio de Janeiro), pelos artistas multimídia Peter Weibel (Karlsruhe), José Wagner Garcia, Gisela Motta e Leandro Lima (São Paulo), pelo sociólogo Laymert Garcia dos Santos (São Paulo), pelo xamã Davi Kopenawa Yanomami (Watoriki), pelo consultor antropológico Bruce Albert (Paris/São Paulo) e, por fim, pelo diretor cênico Michael Scheidl (Viena).

O lançamento do CD Cantos Yanomami, realizado por músicos da aldeia Watoriki, acontece durante o evento.

O projeto é uma parceria entre SESC SP, Festival de Ópera Contemporânea Biennale Munique, ZKM | Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe (ZKM), Goethe-Institut São Paulo e a Central do Goethe-Institut (Munique), Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes/Cognitus), Hutukara Associação Yanomami e Ministério da Cultura do Brasil.

Entrada franca.

Datas e horários: dia 04/12, às 21h, e dia 05/12, às 17h.

Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119; Fone: (11) 3179-3700

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.