Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 30 - Abril - 2000
Titulo: FUNASA tem mais recursos para a saúde indígena
Fonte: Boletim URIHI - Saúde Yanomami, n° 2

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai investir cerca de 66% a mais de recursos este ano em programas de saúde indígena. Em fins de março, o presidente do órgão, Mauro Ricardo Costa, anunciou a aplicação de R$ 106 milhões para o atendimento das 210 etnias do País, que contam com cerca de 350 mil índios.

No ano passado, a Funasa investiu R$ 62 milhões para levar atendimento na área de saúde a todas as aldeias indígenas. Este ano, os programas serão executados com a participação de 23 organismos não-governamentais, entre os quais a URIHI - Saúde Yanomami. Conveniada pela Funasa para providenciar o atendimento à saúde dos índios em 12 regiões do Distrito Sanitário Yanomami nos Estados de Roraima e Amazonas, a Urihi iniciou suas ações de saúde no campo a partir de dezembro de 1999.

Além de anunciar o aumento de recursos, a Funasa também divulgou o Informe de Saúde Indígena, um relatório que descreve o processo de reestruturação e dos investimentos feitos nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) espalhados pelo País. O relatório aponta que o DSEI Yanomami representou a primeira experiência do gênero no País, tendo sido criado em 1991 pela Portaria Interministerial No. 316.

O informe da Funasa é um instrumento de avaliação e acompanhamento da estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o Sistema Único de Saúde (SUS). A introdução de uma política de atendimento diferenciado dos índios consolidou-se no início do ano passado. Sua finalidade é melhorar a qualidade de vida e a assistência à saúde dos povos indígenas brasileiros.

Prosseguem trabalhos para melhoria da infra-estrutura

Enfrentando fortes obstáculos, as obras para melhoria da infra-estrutura concentram-se, atualmente, na construção de três novas pistas e na reforma de quatro postos.

Já está quase concluída a pista de pouso do Arathau e se estão iniciando as de Tihisipora e Yamasipiu. Quanto aos postos, estão em fase final as obras no Toototobi e iniciadas as da casa de apoio no Homoxi. O trabalho começará brevemente em Arathau e, no segundo semestre do ano, em Tihisipora.

Destaques dos primeiros 105 dias de trabalho

Nos primeiros 105 dias de trabalho, os resultados são os mais animadores. As equipes de saúde da URIHI/FUNASA, em atividade nas 12 regiões, registraram os seguintes resultados:

* Atendimentos: 9.639
* Lâminas para pesquisa de malária: 15.908
* Diagnosticados e tratados :
- 2.036 casos de malária
- 794 casos de pneumonia
- 586 casos de diarréia

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.