Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 1 - Maio - 1999
Titulo: Funai nega posse de pista clandestina dentro da área Yanomami.
Fonte: Instituto Socioambiental

Segundo imprensa de Roraima, pista de pouso usada por também ao narcotráfico

A assessoria do escritório da Funai em Boa Vista, capital de Roraima, informou que a pista de pouso, localizada dentro da Terra Indígena Yanomami, através da qual garimpeiros transbordam mantimentos, não lhe pertence. A notícia foi publicada no jornal O Diário, da própria capital, em 15 de maio passado. Na reportagem, Alan Suassuna, assessor de imprensa do órgão indigenista federal, afirma que suspeita que narcotraficantes venham usando a pista para exportar drogas para a Europa e o Caribe.

Suassuna informa ao jornal que a Funai tem 15 pistas de pouso dentro da área, usadas para prestar atendimento de saúde aos índios. Estas pistas, segundo disse ao jornal, contam com postos de fiscalização. Entretanto, a pista usada por garimperios e, supostamente, por traficantes de drogas é uma velha pista de garimpo, conhecida como Quincas Bonfim, que havia sido implodida pela Polícia Federal.

O assessor da Funai afirmou ao jornal que há cerca de oito meses a antiga pista foi recuperada e que, semanalmente, são realizados dois pousos e decolagens no local. Os garimpeiros a usam para deixar mantimentos para os garimpeiros que exploram ilegalmente ouro dentro das terras Yanomami, demarcadas e homologadas pelo governo federal desde 1992. Suassuna disse que a Funai desconfia do uso da pista pelo narcotráfico, que fariam ali o abastecimento de pequenas aeronaves que transportariam drogas. (ISA, 15/05/99)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.