Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 30 - Maio - 2000
Titulo: URIHI abre pista e constrói posto
Fonte: Boletim URIHI - Saúde Yanomami, n° 3

    A região de Arathaú e Xiriana conta agora com uma nova pista de pouso. Ela foi inaugurada no final de abril, após quatro meses de trabalho, realizado pela equipe da infraestrutura. Até então a região era somente alcançada através de helicóptero, cujo custo é bem mais alto que o de avião monomotor e a capacidade de transporte limitada. Com a nova pista, que fica a uns 12 minutos de vôo em monomotor a partir de Surucucu, a qualidade e a efetividade da assistência estão garantidas para as aldeias Arathaú e Wanapiki.

    O posto e a pista existentes anteriormente na região foram abandonados pela FNS, em 93, após vários incidentes com garimpeiros, que hostilizavam os profissionais de saúde. A região passou a ser visitada esporadicamente. A pista de Arathaú foi construída a partir de uma abertura já existente, feita por garimpeiros que ocupavam o local no passado.

    Toototobi - Já em maio, a construção de um novo posto de saúde foi concluída no Toototobi. As novas instalações, além de contar com equipamentos de saúde novos, possuem uma farmácia, sala de atendimento, um pequeno laboratório e oferece alojamento para sete funcionários.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.