Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 30 - Agosto - 2000
Titulo: Realizado Levantamento Demográfico pela URIHI
Fonte: Boletim URIHI - Saúde Yanomami, n° 4

Untitled Document

No final de dezembro de 1999, ao assumir a responsabilidade pela assistência direta à saúde da maior parte da população yanomami, a URIHI recebeu da FUNASA os censos nominais das comunidades a serem assistidas. No entanto, logo de início verificou-se uma grande desatualização das informações desses censos, com importantes distorções quanto aos nomes, sexo e relações de parentesco, além de errôneas designações das malocas, com o agravante de que diversas comunidades sequer dispunham de censo algum.

Para contornar esse entrave ao desenvolvimento da assistência, a URIHI conseguiu realizar um primeiro levantamento demográfico que foi organizado paralelamente à atividade de vacinação durante estes 6 primeiros meses. Nas comunidades aonde já existia um censo, logo de início foram levantados os óbitos e nascimentos ocorridos no ano de 1999 e que não dispunham ainda de registro de sua ocorrência junto ao DSY/FUNASA. Neste período contou-se com o trabalho das equipes de saúde e intérpretes yanomami e também com a colaboração voluntária e pontual de um antropólogo e um sertanista na região de Surucucu. Nas visitas regulares das equipes foram também plotadas as coordenadas geográficas das malocas e dos principais acidentes geográficos na perspectiva de se elaborar um mapa da área yanomami para o apoio ao trabalho de saúde.

O primeiro levantamento censitário da URIHI concluído até 30 de junho/00 totalizou 6.811 yanomami residentes nas áreas sob sua assistência permanente, ou seja, um número 11 % maior do que supúnhamos ser os yanomami quando assumimos esse trabalho.

A tabela a seguir informa a população Yanomami total e por instituição responsável pela asssistência no DSY.

Para organizar as escalas das equipes, de forma a garantir o desenvolvimento das atividades em todas as comunidades, além da abertura de 3 novas pistas de pouso, dividimos as regiões de maior contingente populacional (Auaris, Sururucu e Xitei) em sub-regiões com postos de atendimento com uma infra-estrutura mínima de apoio (farmácia, radiofonia e equipe fixa), às vezes com instalações ainda precárias, improvisadas nas malocas ou construídas próximo a elas pelos próprios índios.

Nos quadros a seguir informamos a população atualmente assistida pela URIHI por região e sub-região bem com a pirâmide etária com a distribuição populacional por sexo e faixa etária:





Natalidade e Mortalidade

Ainda que os dados de natalidade e de mortalidade gerais sejam relativos a apenas 6 meses, caso se mantenha a tendência atual, podemos esperar para o ano 2.000 já uma significativa melhora destes indicadores, diretamente relacionados com a qualidade da assistência e com a qualidade de vida:

No primeiro semestre de 2.000 (01/01 a 30/06/00) registramos um total de 158 nascimentos, projetando para o ano um Coeficiente de Natalidade Geral de 46,4 (em 1.000). Este coeficiente é quase 40% maior que a média registrada em todo o DSY entre 1991 e 1999 (CNG médio de 33, 4) . Neste mesmo período notificamos um total de 32 óbitos, projetando para a ano 2.000, caso se mantenham os números atuais no próximo semestre, um Coeficiente de Mortalidade Geral de 9.4 (em 1.000), ou seja, 52,5 % menor que a média deste coeficiente entre 1991 e 1999 (CMG médio = 19.8).

Vale ressaltar que os dados relativos ao período 1991 a 1999 representam apenas uma parte das informações reais devido às precárias condições da assistência prestada durante esses anos o que, com isso, resultava em uma significativa sub-notificação.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.