Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 1 - Novembro - 2000
Titulo: Fotógrafa Claudia Andujar recebe prêmio internacional por sua atuação junto aos Yanomami
Fonte: Instituto Socioambiental

Comissão Pró-Yanomami será a beneficiária dos 250 mil dólares concedidos pelo prêmio "Cultural Freedom" da Fundação Lannan (EUA)

Amanhã, dia 2 de novembro, Cláudia Andujar estará em Santa Fé (EUA), para receber o "Prêmio Lannan pela Liberdade Cultural" (Lannan Prize for Cultural Freedom). A fotógrafa de renome internacional, nascida na Suíça e naturalizada brasileira, receberá o prêmio das mãos de Eduardo Galeano, vencedor no ano passado, quando ocorreu a primeira edição dessa premiação feita pela Fundação Lannan, sediada em Santa Fé, no Novo México (EUA), em reconhecimento ao trabalho de pessoas que têm atuado em nome da "liberdade cultural" de indivíduos e comunidades que cultivem valores e formas de vida ameaçados pelo chamado processo de globalização. Os candidatos são selecionados mediante indicação anônima e aprovados pela comissão de diretores da Fundação.

No caso de Cláudia Andujar, a premiação é resultado de três décadas de trabalho junto aos índios Yanomami, habitantes da região norte da Amazônia. Desde o início dos anos 70, ela tem convivido e fotografado os Yanomami, povo que conheceu quando fez um ensaio publicado no número especial sobre a Amazônia da Revista Realidade, da Editora Abril, em 1971. Atualmente, suas fotografias estão nas coleções do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, no Eastman House em Rochester, no Museu de Arte de Amsterdan, entre outros. Além disso, ela tem imagens publicadas em revistas como Life, Look, Fortune, Aperture, Setenta e Claudia. Em 1998, Andujar publicou o livro Yanomami, pela Editora DBA (Curitiba).

Mas não apenas a cultura Yanomami é alvo das atenções da fotógrafa. Ela tem participado intensamente da luta pelos direitos desse povo, que têm sido sistematicamente violados pela invasão e degradação de seu território e por epidemias decorrentes do contato com a sociedade não indígena desde as frentes de expansão, que remontam à década de 70. Como forma de lutar pelos direitos dos Yanomami, bem como implementar projetos de assistência sanitária e de educação, Andujar teve um importante papel na criação da Comissão Pró-Yanomami (CCPY), ONG que será a destinatária dos 250 mil dólares que a fotógrafa receberá da Fundação Lannan.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.