Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 17 - Maio - 2002
Titulo: Novo curso de informática para professores yanomami
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 27

Mais um curso de informática foi oferecido a professores e agentes de saúde yanomami.

O Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya), com a colaboração da Universidade do Amazonas, promoveu de 8 de abril a 6 de maio, mais um do curso de informática para os Yanomami. Este é o segundo curso dessa natureza, o primeiro tendo sido realizado pelo Projeto de Educação Intercultural (PEI) da Comissão Pró-Yanomami com o apoio da Universidade Federal de Roraima em outubro de 2001 (ver Boletim Yanomami nº 22).

Participaram deste segundo curso dez professores e dois agentes de saúde, procedentes das áreas Ajuricaba, Pukina, entre outras do estado do Amazonas. Foram 40 horas de aula, ministradas pelo professor Enderson Guerra, sobre a utilização de programas como windows, Word, excell e paintbrush. Em ambos os cursos, os índios revelaram grande criatividade, adaptando caracteres especiais à sua língua e criando um conjunto de neologismos adequados ao seu idioma. Segundo a coordenadora de Educação do Secoya, Ana Ballester, a capacitação dos professores e agentes de saúde objetiva equipá-los para a produção de documentos e, principalmente, de material didático utilizado nas escolas das aldeias. Segundo a coordenadora, será lançada em maio a Cartilha sobre Informática para os Yanomami. Outros cursos de informática estão previstos para 2002.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.