Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 30 - Abril - 2000
Titulo: Mudando a história da saúde Yanomami
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 2

A maior equipe médica na história da assistência aos Yanomami está em plena atividade na área. Esse é o principal resultado de convênio firmado entre a entidade Urihi e a Fundação Nacional de Saúde – Funasa. São 119 profissionais em campo – fato inédito - ,que nos primeiros 79 dias de trabalho, já realizaram 7.890 atendimentos e mais de 12 mil lâminas para pesquisa de malária. Foram diagnosticados e tratados 1.812 casos de malária, 632 casos de pneumonia e 466 casos de diarréia.

Esse contingente chega para reverter uma história de descaso do governo federal. De acordo com dados da Urihi, entre os anos de 91 e 99, foram notificadas 1.390 mortes, principalmente em crianças. A mortalidade infantil, nesse período, atingiu 138 por cada mil habitantes, significando uma tragédia só comparável às piores regiões do continente africano.

Esse convênio também está possibilitando a ampliação do Programa de Treinamento de Microscopistas da Urihi. A expectativa é a de treinar 11 Yanomami durante o ano, além dos cinco já formados até agora, três pela Urihi e dois pelo antigo programa de saúde da CCPY. Um novo curso deve começar em breve em Auaris. Um segundo curso está em andamento em Balawaú e um terceiro está sendo proposto para o Demini. Os estudantes treinados em 99 participaram da elaboração do Manual de Treinamento Microcospista Yanomami, em português e no dialeto yanomae, junto ao antropólogo Bruce Albert. O Manual está sendo traduzido para o dialeto xamatari pelo jornalista e antropólogo Moisés Ramalho. É provável que haja ainda uma terceira versão para o dialeto sanumá, a ser utilizado na região de Auaris.

(Os dados dessa matéria foram retirados do Boletim Urihi – Saúde Yanomami – Kahiki Totihi – Volume 1, Número 1, março/2000)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.