Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 31 - Maio - 2000
Titulo: PAY – Projeto Agroflorestal Yanomami está montando pomares
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 3

O Projeto Agroflorestal Yanomami – PAY é outra iniciativa da CCPY, em pleno andamento nas regiões de Demini e Toototobi. Embora aprovado em 1998, o PEI só está iniciando suas atividades em abril de 2000. Está sendo financiado pelo PPG7-Programa Piloto de Proteção das Florestas Tropicais do Brasil), na forma de PD/A-Projetos Demonstrativos, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Seu objetivo é contribuir para a manutenção da forma de vida autônoma dos Yanomami e do manejo sustentável dos recursos naturais de suas terras tradicionais, como também, introduzir e adaptar tecnologias de produção agroflorestal.

Outra premissa do programa é evitar a escassez de alimentos,*prevista para os próximos anos. O crescente processo de sedentarização das comunidades, o aumento da população e a tendência de fixação em localidades próximas aos postos de saúde são apontados como causas da transformação do estilo de vida do povo Yanomami, nos relatórios do programa. Em três anos, o PAY pretende realizar o cultivo de módulos agroflorestais em sete aldeias do Demini e Toototobi; promover intercâmbio entre os Yanomami e outras etnias sobre experiências agroflorestais; e elaborar um manual agroflorestal Yanomami.

O PAY é o primeira iniciativa de cunho ambiental, promovida pela CCPY junto aos Yanomami. Efetivamente iniciado em abril passado, em quarenta e cinco dias foram realizadas buscas de tecnologias relevantes e material genético selecionado em Manaus (no INPA e Fazenda Aruanã), Fortaleza (Embrapa e Agroindústria Tropical), e em Boa Vista (Embrapa, INPA e viveiros particulares). Foram adquiridas 176 mudas, entre elas, castanheira do Brasil, pupunha, açaí, graviola, goiaba, acerola, cupuaçu e caju. Estas mudas já foram transportadas para a área indígena, onde foram replantadas em embalagens apropriadas para adaptação. Dentro de um mês, estas espécies serão plantadas definitivamente na roça, que se somarão a bananeiras e mamoeiros, totalizando 113 plantas, em área de aproximadamente 500 metros quadrados, para cada módulo. Dois destes módulos utilizam roças novas, que já têm bananeiras plantadas. Uma destas está no Demini (Watoriktheri), sob liderança de Davi Kopenawa, e outra, no Toototobi (Paimitheri), sob os cuidados de Totô.O terceiro módulo está sendo implantado no posto do Toototobi, com apoio dos prestadores de serviços locais e adota o plantio em área de capoeira velha. Para a ampliação destes plantios e a formação dos novos módulos nas outras aldeias, as mudas serão produzidas na própria área, em viveiros adaptados.

O coordenador do projeto é o engenheiro agrônomo Ari Weiduschat, que realiza visitas à área a cada três meses e, em Boa Vista, promove estudos sobre as sementes e a melhor forma de cultivo de diferentes plantas. A integração entre o PAY e o Programa de Educação Intercultural-PEI tem gerado uma boa receptividade dos membros de outras comunidades, o que leva a crer que a  expansão do projeto agroflorestal será bem-vinda em outras regiões da Terra Indígnena Yanomami. Seu principal viés é aproveitar a experiência dos mais velhos e, com o envolvimento dos jovens, introduzir novas tecnologias, usando as escolas como espaço principal desse processo.

O PAY envolve recursos da ordem de aproximadamente U$ 230,000.00, dos quais a CCPY participa com U$ 43.000.00, como contrapartida.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.