Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 10 - Maio - 2002
Titulo: Líderes Yanomami contatam ONG de advogados indígenas, nos Estados Unidos, para analisar a questão das amostras de sangue de sua etnia, coletadas por pesquisadores norte-americanos.
Fonte: Instituto Socioambiental

A Comissão Pró-Yanomami (CCPY) divulgou ontem (09/05) nota à imprensa sobre a participação dos yanomami em seminário na Universidade de Cornell, no estado americano de Nova York que debateu a questão ética na pesquisa biomédica e antropológica entre o povo yanomami. O ISA já havia noticiado a ida dos yanomami aos Estados Unidos. Leia na íntegra, o texto da CCPY.

Os líderes yanomami Davi Kopenawa e Toto Yanomami da região de Toototobi (Amazonas), além da representante da Comissão Pró-Yanomami, Jô Cardoso de Oliveira, foram convidados pela Universidade de Cornell, no estado de Nova Iorque, para participar, no início de abril, de um seminário em que se discutiu a questão da ética na pesquisa biomédica e antropológica entre o povo yanomami (ver CCPY Boletim n° 25).

Durante essa viagem, no dia 9 de abril último, os três visitaram em Washington o Indian Law Resource Center (ILRC), organização estadunidense sem fins lucrativos que dá apoio jurídico aos povos indígenas. O ILRC foi criado e é totalmente administrado por advogados indígenas norte-americanos (ver seu site http://www.indianlaw.org).

Nessa visita foi feita uma consulta aos advogados do ILRC sobre as reais possibilidades de os Yanomami entrarem com ação judicial que atenda às suas reivindicações de devolução de todas as amostras de sangue às aldeias de onde foram extraídas e de todo material genético resultante dessas amostras. Atualmente, essas amostras encontram-se em, pelo menos, cinco instituições de pesquisas nos Estados Unidos: Universidade de Michigan, Universidade Estadual da Pensilvânia, Universidade de Emory, Instituto Nacional do Cancer e Instituto Nacional de Saúde.

Em vários depoimentos publicados dos Yanomami, estes enfatizam a ofensa moral que representa conservar-se restos mortais dos seus parentes em terras estranhas e apontam a gravidade dessa infração no que ela representa para as suas crenças e costumes funerários. Nestes depoimentos públicos eles também aventam a possibilidade de requererem indenização pelo desrespeito a seus direitos humanos por não terem sido devidamente informados sobre o destino e a utilização do sangue quando este foi coletado no fim da década de 1960 e, mais recentemente, quando se extraiu DNA dessas amostras para novas pesquisas feitas à sua revelia . Os Yanomami esperam que uma eventual indenização venha a ser aplicada em projetos de saúde e educação nas suas comunidades. Ver depoimentos nos seguintes sites:

http://www.publicanthropology.org/Journals/Engaging-Ideas/RT(YANO)/Albert3.htm
(ver "Appendix1")

http://www.publicanthropology.org/Journals/Engaging-Ideas/RT(YANO)/Martins3.htm
(ver "Appendix 1")

http://www.aaanet.org/edtf/index.htm
(ver "3.Yanomami Statements")

O ILCR incumbiu-se de estudar os termos jurídicos relativos à situaçao das amostras de sangue Yanomami nos Estados Unidos e às reivindicações Yanomami. A Comissão Pró-Yanomami está aguardando o resultado desse estudo, de modo a poder apoiar os Yanomami da maneira mais correta e eficiente possível nas decisões que eles vierem a tomar sobre essa questão.

 

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.