Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 3 - Outubro - 2000
Titulo: Davi Kopenawa envia carta à empresa americana proprietária do domínio Yanomami. com
Fonte: CCPY - Comissão Pró-Yanomami, Boletim 7

No último mês, a CCPY tomou conhecimento da apropriação do domínio na Internet do título “Yanomami.com”. Ao pesquisar a possibilidade de registrar o endereço eletrônico para o povo Yanomami, deparou-se com a informação de que o título já pertencia a uma empresa dos Estados Unidos, especializada em domínios na Internet. Além de ter os direitos de usá-lo, a empresa pode vendê-lo. O valor estabelecido é de US$ 25 mil, segundo informou a diretora da empresa, Mercedes Méier.

Davi Kopenawa, líder do povo Yanomami, foi informado do fato e escreveu-lhe a seguinte carta que já está a caminho dos EUA:

“ Demini, 19 de setembro de 2000

Senhora Mercedes Méier,

Eu, Davi Yanomami, estou mandando este comunicado para senhora da sociedade não indígena, para senhora da sociedade norte-americana, porque descobrimos na Internet que vocês estão usando o nome do povo Yanomami, sem nós conhecer, nas nossas aldeias. A senhora não é da nossa confiança. Nós não conhecemos a senhora. Eu quero que a senhora pare de usar o nome dos Yanomami. A senhora não pediu autorização, antes de usar o nosso nome, o nome dos Yanomami.

Eu, Davi Yanomami, fiquei revoltado por causa do nome do meu povo, que está sendo usado na capa do papel e depois vão produzir pra vender por US$ 25.000 (vinte e cinco mil dólares americanos). O nome dos Yanomami não é pra negociar. Yanomami é nome de um povo muito antigo. Nós queremos que a senhora respeite o nome dos Yanomami. Não queremos arranjar outra briga. Já temos briga no Brasil. Então, esta é minha palavra a sociedade não indígena : respeitar e entender”.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.