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Notícias CCPY Urgente
Data: 19 - Janeiro - 2005
Titulo: Conselho de Educação de Roraima aprova Projeto Pedagógico dos Yanomami
Fonte:
CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 58
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Dois
anos depois de encaminhado à Secretaria de Educação de
Roraima, finalmente, em 21 de dezembro último, o Conselho Estadual de
Educação (CEE-RR) aprovou por unanimidade o Projeto Político
Pedagógico Yanomami encaminhado pelas três ONGs proponentes: Comissão
Pró-Yanomami-CCPY, Urihi-Saúde Yanomami e Serviço de Cooperação
com o Povo Yanomami-Secoya. A elaboração do projeto contou com
a participação de 61 comunidades, 91 professores e 948 alunos
revelando o quanto a escola tem prioridade para os Yanomami. O Projeto também
demonstra que eles reivindicam um modelo de escola bilíngüe e bicultural
que lhes dê acesso a novos conhecimentos que complementem os seus saberes
tradicionais e constituam um instrumento na defesa dos seus direitos territoriais,
civis e culturais garantidos pela Constituição.
O projeto é resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Programa
de Educação da CCPY desde 1995 e que, a partir de 2001, vem pondo
em prática uma série de cursos intensivos de formação
dos professores Yanomami para o magistério, cuja quarta edição
aconteceu de 15 de agosto a 1° de outubro de 2004.
Sobre o Programa de educação da CCPY ver: .
http://www.proyanomami.org.br/pei
No
seu voto, a relatora do projeto, conselheira Eliane Trajano dos Santos, refere-se
à formação dos professores indígenas como um processo
complexo e desafiador ao construir um espaço de interlocução
entre a sociedade Yanomami e as outras culturas. Ela destacou ainda que o Projeto
Político Pedagógico Yanomami “é a própria
escola em movimento, se construindo no dia-a-dia”. A conselheira
manifestou irrestrito apoio à iniciativa dos Yanomami de definir este
projeto como “um instrumento norteador que contempla a dimensão
político-pedagógica da escola, da comunidade e do povo Yanomami,
que certamente tem contribuído significativamente para os avanços
da educação escolar indígena específica e diferenciada”.
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Coordenação Editorial:
Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)
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