Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 19 - Janeiro - 2005
Titulo: Conselho de Educação de Roraima aprova Projeto Pedagógico dos Yanomami
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 58

Untitled Document

Dois anos depois de encaminhado à Secretaria de Educação de Roraima, finalmente, em 21 de dezembro último, o Conselho Estadual de Educação (CEE-RR) aprovou por unanimidade o Projeto Político Pedagógico Yanomami encaminhado pelas três ONGs proponentes: Comissão Pró-Yanomami-CCPY, Urihi-Saúde Yanomami e Serviço de Cooperação com o Povo Yanomami-Secoya. A elaboração do projeto contou com a participação de 61 comunidades, 91 professores e 948 alunos revelando o quanto a escola tem prioridade para os Yanomami. O Projeto também demonstra que eles reivindicam um modelo de escola bilíngüe e bicultural que lhes dê acesso a novos conhecimentos que complementem os seus saberes tradicionais e constituam um instrumento na defesa dos seus direitos territoriais, civis e culturais garantidos pela Constituição.

O projeto é resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Programa de Educação da CCPY desde 1995 e que, a partir de 2001, vem pondo em prática uma série de cursos intensivos de formação dos professores Yanomami para o magistério, cuja quarta edição aconteceu de 15 de agosto a 1° de outubro de 2004.

Sobre o Programa de educação da CCPY ver: .
http://www.proyanomami.org.br/pei

No seu voto, a relatora do projeto, conselheira Eliane Trajano dos Santos, refere-se à formação dos professores indígenas como um processo complexo e desafiador ao construir um espaço de interlocução entre a sociedade Yanomami e as outras culturas. Ela destacou ainda que o Projeto Político Pedagógico Yanomami “é a própria escola em movimento, se construindo no dia-a-dia”. A conselheira manifestou irrestrito apoio à iniciativa dos Yanomami de definir este projeto como “um instrumento norteador que contempla a dimensão político-pedagógica da escola, da comunidade e do povo Yanomami, que certamente tem contribuído significativamente para os avanços da educação escolar indígena específica e diferenciada”.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.