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Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 7 - Agosto - 2007
Titulo: Encerrada sétima etapa de curso de formação de professores yanomami
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 87

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Encerrada sétima etapa de curso de formação de professores yanomami

A sétima etapa do programa Yarapiari de formação de professores yanomami promovido pela CCPY se encerrou em 17 de junho. Durante um mês de trabalho contínuo 36 professores indígenas (30 já participantes antigos da formação e seis novos) se debruçaram sobre materiais das disciplinas de Língua Portuguesa, Pedagogia e Antropologia, ministradas nas dependências do Pelotão Especial de Fronteira de Auaris, na Terra Indígena Yanomami (TIY), estado de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela. Objetivo comum aos três módulos disciplinares foi o de desenvolver novas práticas de ensino e aprendizagem que instrumentalizem os docentes no sentido de defender a educação escolar yanomami como construída até o momento.

O módulo de Língua Portuguesa, ministrado pelo assessor da CCPY Helder Perri Ferreira, teve como objetivo principal o aperfeiçoamento do estudo da língua portuguesa, até então trabalhada em experiências vivenciais de intercâmbio, principalmente nas terras indígenas do leste de Roraima e nos demais cursos de formação. Para tanto foram utilizados materiais específicos produzidos pelo programa de educação, como o Dicionário de Verbos Português-Yanomami e o livro de conjugações dos verbos, além daqueles produzidos em outros contextos educacionais, como o Caderno de Reflexão do Professor Indígena, da Comissão Pró-Índio do Acre.

Os trabalhos do módulo de Pedagogia, sob os cuidados da coordenadora do Programa de Educação Intercultural (PEI) Lídia de Castro, voltaram-se para a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas indígenas, principal instrumento para garantir a elaboração de uma educação escolar diferenciada. Durante esse módulo, as propostas iniciais foram revistas e aperfeiçoadas.

O último módulo, de Antropologia, sob os cuidados da assessora da CCPY Clarisse Jabur, teve como foco o estudo das teorias sobre as raças formadoras do Brasil. Retomando elementos de cursos anteriores, os trabalhos tiveram início com as histórias distintas das três raças descritas nessas teorias, ponto de partida para a análise de dados demográficos e informações sobre desigualdade social. Durante o módulo, foi incentivada uma pesquisa entre os Yekuana, população indígena que também vive na região, que serviu como mote para a discussão e questionamento de idéias mais cristalizadas sobre cultura.

Durante o curso, novas discussões sobre os encaminhamentos para a aprovação do projeto de lei que permitirá mineração em terras indígenas levaram à elaboração de um documento, encaminhado ao governo federal (ver Boletim 86).

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Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)

 

 

 


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  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

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