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Hutukara
e CCPY prestam assessoria ao primeiro curso de formação de professores yanomami
da Venezuela
Dário
Vitório, tesoureiro e membro da diretoria da Hutukara Associação Yanomami (HAY),
e Marcos Wesley de Oliveira, presidente da CCPY, assessoraram a realização do
primeiro curso de formação de professores yanomami da Venezuela. Entre os dias
21 de agosto de 6 de setembro ambos viajaram para conhecer a realidade dos Yanomami
venezuelanos e atuar no curso, realizado na cidade de Puerto Ayacucho, no estado
do Amazonas. O curso teve a participação de representantes de 11 comunidades,
que trabalharam conteúdos e metodologias referentes à alfabetização em língua
yanomami.
A
participação de Dário Vitório e Marcos Wesley faz parte dos esforços de aproximação
e articulação das comunidades yanomami dos dois lados da fronteira que já entabulam
diálogos em torno de temas e problemáticas em comum, como questões referentes
à formação de agentes indígenas de saúde ( Ver
Boletim Pró-Yanomami 88 ). Durante a viagem, Dário Vitório pôde aprofundar
seus conhecimentos e ter novas informações sobre a situação dos Yanomami da
Venezuela, em especial sobre a demarcação de terras ( Ver carta abaixo ).
Carta em português *
Palavras
escritas sobre como eu, professor yanomami brasileiro, ensinei os moradores
da terra-floresta da Venezuela:
Foi
muito bom quando eu, professor yanomami, fui. Foi realmente muito bom quando
falei palavras relevantes sobre o curso de formação dos professores para os
moradores da Venezuela, por isso escrevi essas palavras. Eu viajei para a Venezuela
entre os dias 21/08 e 06/09/07. Cheguei em Caracas e, de lá, fui até onde moram
os outros Yanomami, em Puerto Ayacucho.
No
dia 28/08/07 todos nós Yanomami falamos nossos nomes, nos apresentamos. Havia
Yanomami de 11 comunidades. Nós fizemos o curso. Assim eram os nomes de suas
terras: Parima A, Parima B, Coyowä, Shiauca, Däbäshiwã, Coshilowä, Cucurutal,
Maracá, Wirionawe, Merei e Yacame. Foi a esses que eu ensinei o nosso alfabeto
yanomami. Éramos dois professores, eu e Marcos Wesley de Oliveira. O limite
de tempo que fiquei na Venezuela foi de 17 dias.
Eu,
professor, fiz o VIII curso de formação de professores yanomami (promovido pela
CCPY), por isso eu ensinei aos outros Yanomami da Venezuela em seu próprio curso.
O
Iº curso (dos Yanomami da Venezuela) foi na cidade que tem o nome de Puerto
Ayacucho, no Estado de Amazonas, na Venezuela. Esses professores não sabiam
como fazer o curso de formação, por isso ficaram felizes.
Tudo
aquilo que ajudou a tornar meu pensamento melhor eu ensinei a eles, por isso
os Yanomami tiveram seus pensamentos endireitados. Havia professores da Missão
Novas Tribos e da Missão Salesiana mas nunca fizeram curso de formação de professores
yanomami. Quando os que trabalham na Zona Educativa Amazonas Indígena em Puerto
Ayacucho me chamaram eu fiz o curso de formação.
A
terra-floresta dos Yanomami da Venezuela não tem demarcação, não existe atendimento
bom de saúde, não existe boa educação. Há cinco quartéis na floresta yanomami
de lá, existe também um município. Foi isso que eu vi quando fui para a Venezuela,
por isso escrevi minhas palavras.
Dário
Vitório Kopenawa Yanomami, Tesoureiro da Hutukara Associação Yanomami-HAY
Carta em yanomami
Venezuela
thëri urihi hamë kami hiramatima yanomae professor Brasileiro yan i ai yanomae
Venezuela thëri ya thëpë hirama i wi thë ã oni:
Kami
hiramatima yanomae ya huu tëhë thë yai totihi mahioma. Curso de formação dos
professores yanomami Venezuela thëri yapë noa moyamë hirama i tëhë thë yai totihioma
yaro, hwei ya thë ã oniprarema. Kuë yaro dia 21/08 a 06/09/07 thë kuo tëhë Venezuela
hamë ya ayoma. Caracas ha ya kopema, i haran i Puerto Ayacucho hamë ai yanomae
Venezuela thëripë kuo hamë ya warokema.
Dia
28/08/07, thë kuo tëhë komi yanomae yama k i ãha hayumamoma, kuë yaro 11 comunidade
yanomae thëpë kuoma. Hapë naha thëpë ãha urihi pë kuowi thëpëxë curso yama a
thama. Parima- A, Parima- B, Coyowä, shiauca, Däbäshiwä, Coshilowä, Cucurutal,
Maracá, Wirionawe, Merei e Yacame. I naha kure yanomae thëpë hamë alfabeto yanomami
yathë ã hiramama, 2 hiramatima yahak i kuoma, Marcos Wesley de Oliveira e Dário
Vitório Kopenawa Yanomami.Venezuela thë urihiha 17 dias thë t i t i ha yanomae
ya thëpë hirama i he wëoma.
Kami
hiramatima yan i VIII curso de formação dos Professores Yanomami ya thë thama
yaro ai yanomae thëpë hamë curso aha ai yanomae Venezuela thëri ya thëpë hirama.
Cidade
Puerto Ayacucho wããha kuo pëhamë I curso a kuoma, Estado de Amazonas thë ãha
kuo pëha. Hwei yanomae thëpën i curso de formação thë yai tha i taimi mahi yarohe
thëpëxi topraroma.
Komi
kutarenaha curso aha ya pihi xaariprariowi ya thë ã hiramama, kuë yaro yanomae
thëpë pihi yai xaariprarioma. Missão Novas Tribos thëripën i yanomae thëpë hiramamakii,
Missão Salesiana thëpë kuo hikioma makii curso de formação dos Professores yanomami
a thapranimihe, Puerto Ayacucho thë urihi hamë ai Zona Educativa Amazonas Indígena
thëripë kami kami hiramatima ware ha nakar i hen i curso de formação ya thama.
Venezuela
thë urihi hamë yanomae thëpë urihi pë demarcado kuaimi, Saúde a yai totihi kuaimi,
Educação a totihi kuaimi. Cinco quartéis yanomae thëpë urihi hamë pë kuahikia,
Município yanomae thëpë urihi pë hamë pë kuahikia. I naha Venezuela thë urihi
hamë ya huu tëhë ya thë taa tharema yaro hwei ipa ya thë ã oniprarema.
Thë
ã maprarioma.
* Tradução: Luis
Fernando Pereira