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Notícias CCPY Urgente
Data: 26 - Maio - 2006
Titulo: Professores yanomami pesquisam organizações indígenas de Roraima
Fonte:
Boletim Pró-Yanomami Nº 78
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Professores
yanomami pesquisam organizações indígenas de Roraima
Professores
yanomami acompanham a atuação e o cotidiano de organizações
indígenas de outros grupos em Roraima na nova edição do
programa de intercâmbio promovido pela CCPY (Ver
Boletins 29,
42
e 69).
Face aos novos desafios que representam a criação da Hutukara
Associação Yanomami em 2004 (Ver Boletins
CCPY 55,
66,
70
e 73),
professores e lideranças decidiram enfocar como tema do intercâmbio,
em seu sexto ano de funcionamento, as modalidades de organização
política dos Wapixana representados, entre outros, pelo Conselho Indígena
de Roraima (CIR), pela Organização dos Professores Indígenas
de Roraima (OPIR), e pela Associação dos Povos Indígenas
do Estado de Roraima (Apirr). Desde o dia 29 de março seis professores
yanomami se dividem entre atividades de imersão e pesquisa em seis comunidades
distribuídas entre as terras indígenas Serra da Moça, Truaru,
Barata/Livramento e Anta.
Tratam-se de comunidades relativamente próximas à Boa Vista, capital
de Roraima, proporcionando situações de diálogo relativamente
novas aos Yanomami que, por exemplo, observam a intensa presença de políticos
nas comunidades durante ano eleitoral. Segundo Maurice Tomioka, assessor do
programa de educação da CCPY, tal situação acabou
se demonstrando altamente pedagógica para os participantes ao intercâmbio:
“Por ter gerado as dúvidas e questões que suscitou entre
os Yanomami, foi ótimo. Surgiram novas e interessantes indagações
sobre a política institucional dos brancos”.
Além dos novos temas, antigas questões , como a necessidade de
domínio da língua portuguesa, enquanto ferramenta de diálogo
interétnico e de fortalecimento de laços entre os diversos grupos
indígenas de Roraima, foram trabalhadas em novos contextos. Edimilson
Silva de Albuquerque, vice-coordenador da Apirr, desempenhou papel importante
ao comentar com os professores visitantes como os estereótipos sobre
os Yanomami foram eficazmente desconstruídos pelos seus esforços
em apropriar-se de novas situação de aprendizagem como os intercâmbios
indígenas e os cursos de informática promovidos em Boa Vista pela
CCPY (Ver Boletins CCPY 27,
36
e 49).
Os professores yanomami iniciam no final do mês de maio seu retorno a
Boa Vista, onde ainda permanecerão um tempo para completar os seus trabalhos
de pesquisas com entrevistas com os diretores das associações
e organizações indígenas e finalizar uma publicação
para circulação nas escolas yanomami.
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Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)
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