Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 26 - Maio - 2006
Titulo: Professores yanomami pesquisam organizações indígenas de Roraima
Fonte: Boletim Pró-Yanomami Nº 78

Untitled Document

Professores yanomami pesquisam organizações indígenas de Roraima

Professores yanomami acompanham a atuação e o cotidiano de organizações indígenas de outros grupos em Roraima na nova edição do programa de intercâmbio promovido pela CCPY (Ver Boletins 29, 42 e 69). Face aos novos desafios que representam a criação da Hutukara Associação Yanomami em 2004 (Ver Boletins CCPY 55, 66, 70 e 73), professores e lideranças decidiram enfocar como tema do intercâmbio, em seu sexto ano de funcionamento, as modalidades de organização política dos Wapixana representados, entre outros, pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), pela Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIR), e pela Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima (Apirr). Desde o dia 29 de março seis professores yanomami se dividem entre atividades de imersão e pesquisa em seis comunidades distribuídas entre as terras indígenas Serra da Moça, Truaru, Barata/Livramento e Anta.

Tratam-se de comunidades relativamente próximas à Boa Vista, capital de Roraima, proporcionando situações de diálogo relativamente novas aos Yanomami que, por exemplo, observam a intensa presença de políticos nas comunidades durante ano eleitoral. Segundo Maurice Tomioka, assessor do programa de educação da CCPY, tal situação acabou se demonstrando altamente pedagógica para os participantes ao intercâmbio: “Por ter gerado as dúvidas e questões que suscitou entre os Yanomami, foi ótimo. Surgiram novas e interessantes indagações sobre a política institucional dos brancos”.

Além dos novos temas, antigas questões , como a necessidade de domínio da língua portuguesa, enquanto ferramenta de diálogo interétnico e de fortalecimento de laços entre os diversos grupos indígenas de Roraima, foram trabalhadas em novos contextos. Edimilson Silva de Albuquerque, vice-coordenador da Apirr, desempenhou papel importante ao comentar com os professores visitantes como os estereótipos sobre os Yanomami foram eficazmente desconstruídos pelos seus esforços em apropriar-se de novas situação de aprendizagem como os intercâmbios indígenas e os cursos de informática promovidos em Boa Vista pela CCPY (Ver Boletins CCPY 27, 36 e 49).

Os professores yanomami iniciam no final do mês de maio seu retorno a Boa Vista, onde ainda permanecerão um tempo para completar os seus trabalhos de pesquisas com entrevistas com os diretores das associações e organizações indígenas e finalizar uma publicação para circulação nas escolas yanomami.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.